segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

É Tempo...

O ano de 2007 está ficando para trás, e recordações boas e ruins se misturam nos corações de todos. Muitos planos alcançaram sucesso e vitórias foram conquistadas; mas também projetos fracassaram e derrotas aconteceram. Infelizmente alguns olham para o dia 31 de dezembro como um “portal mágico”, que após cruzarmos, transformará todas as coisas. Porém, isso não é verdade. Após o badalar do relógio e o estourar de fogos, após o banquete com os amigos e familiares, após as mandingas e simpatias, no acordar do novo ano, descobriremos que tudo voltou ao normal e a vida não mudou radicalmente como gostaríamos. Então para que festejar? Por que celebrar a mudança do ano? Penso que o final de ano é o momento perfeito para duas ações importantes que podem revolucionar a nossa vida e consequentemente o ano que se inicia:

É tempo de contabilizarmos, não somente financeiramente(apesar de ser importante), mas também em um âmbito mais geral. O momento é propício para um exame sincero de nossas vidas. Para isso, perguntas sérias com respostas francas, precisam ser feitas: Melhorei? Sou uma pessoa melhor do que aquela que entrou em 2007? Fui perseverante em buscar meus alvos propostos para 2007? Construí, edifiquei, montei? As pessoas que me cercam foram abençoadas por minha vida? Minha família está melhor? Cresci? Desenvolvi com perseverança algo? Se as respostas foram positivas, devemos investir ainda mais em crescimento e progresso. Porém se as respostas forem negativas, não podemos despejar a culpa sobre os outros (governo, patrão, cônjuge...). Precisamos nos arrepender e decidir não cair nos mesmos erros. Precisamos anualmente deste encontro com o espelho da alma, e por mais dolorosa que seja esta experiência, os resultados serão transformadores, pois os maiores derrotados são os que não sabem o porque fracassaram e os piores perdedores são aqueles que não sabem o que os atingiu. Em contraponto os vencedores são aqueles que souberam administrar as derrotas sem desistir.

É Tempo de sonhar! As grandes invenções e realizações da humanidade surgiram de mentes sonhadoras. O sonho é a semente de uma grande realização. Se você deseja que o próximo ano seja especial e cheio de vitórias, não espere que ele comece. Semeie agora os mais puros e santos sonhos. Não existe nada pior do que começar um novo tempo sem esperança. Dante em sua obra “A Divina Comédia”, escreveu que à porta do Inferno estava escrito: "Perdei, ó vós que entrais, toda a Esperança". A real essência do inferno é a desesperança, e o Homem chega ao estado mais deplorável de sua existência quando deixa de sonhar. Quando sonhamos permitimos que a esperança se torne aliada de nossa criatividade. Mas precisamos entender que o simples fato de sonharmos com algo, não torna isto lícito ou correto. Bons sonhos não priorizam o “eu”, mas “nós”. Os melhores sonhos buscam tornar o mundo um lugar melhor e não somente o gueto de um egoísta. Os mais legítimos e verdadeiros sonhos nascem no lugar mais belo do universo: O coração de Deus.
O Santo Livro afirma algo revelador sobre os planos de Deus: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”(Jr 29.11)
Não podemos prever como será 2008, mas podemos nos preparar para o melhor, podemos nos disciplinar e acima de tudo, podemos colocar os bons planos de Deus em primeiro lugar, esperando que Ele faça com que o seu querer se torne realidade em nossas vidas.
Feliz 2008.

Talles Araújo

3 comentários:

fatima disse...

Otimo e verdadeiro. Que Deus fale aos coracoes de todos os que lerem este artigo, pois com certeza ele e fruto de oracao.
Um grande abraco pastor Talles, continue sendo este instrumento de Deus e veras maravilhas.
Fatima

Anônimo disse...

Talles...obrigada por esta reflexão que veio de você mas com certeza inspirada por Deus..que 2008 o nosso amado Pai te use ainda mais para restauração de vidas...um 2008 cheio de bençãos para toda sua família...e o ano de 2007 para mim ficou claro que "Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minha súplicas.Por que inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver" Sl 116...Obrigada Talles!!!

Isabela Pizani disse...

Que sejamos levados pelo vento, não qlqr vento de qualquer doutrina, mas aquele que vem dos Céus, que sopra com leveza e nos leva pro melhor lugar, mesmo quando a gente não consgeu enxergar o destino final, mas crê e vai, e vive o novo todos os dias!

Deus abençõe vocês por ai!
Beijão!