quinta-feira, 28 de junho de 2007

Voltando a Beréia

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te
rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim.”
Oséias 4.6

Alguém já ouviu falar de um jogador que desconhece as regras de sua modalidade de esporte? Ou de um Juiz que desconhece as leis sobre as quais tem que legislar? Ou de um navegador que não entenda os mapas de navegação, marés e correntes oceânicas? Claro que não, qualquer que se dedica a uma profissão ou especialidade, naturalmente desenvolve conhecimentos específicos desta área.
O que me assusta é que este princípio não se aplica muitas vezes aos cristãos, uma vez que muitos dos que confessam possuir uma fé genuína em Jesus Cristo, simplesmente desconhecem a Bíblia, ainda que afirmem-na como sua única regra de fé e prática. Vivemos talvez, uma das maiores crises doutrinárias da história da igreja. Nunca tivemos tantos meninos dizendo tanta coisa, e quando me refiro a meninos não estou falando de idade, mas sim da incapacidade de lidar com questões doutrinárias importantes de forma madura e coerente. Isto deve-se ao baixíssimo grau de instrução teológico-doutrinário existente e também facilidade com que uma pessoa em nosso país se torna líder religioso.
Hoje qualquer um diz o que “pensa” sobre um texto, e a pretensa verdade é aceita de forma total por um imenso grupo de crentes sem discernimento e sem conhecimento. Muitos simplesmente não tem a menor capacidade crítica para avaliar se o que está sendo dito é verdade ou uma grande bobagem. O resultado desta babel doutrinária é uma igreja que possui uma crença baseada em “achismos”, cuja fé é uma colcha de retalhos e as doutrinas pregadas são contraditórias.
Como vencer isto? Como podemos viver este tempo tão confuso? Creio que a melhor saída, na verdade a única, é desenvolvermos um conhecimento real e profundo das Sagradas Escrituras. A maioria dos crentes nunca freqüentará uma escola teológica, mas quando existe um verdadeiro conhecimento bíblico existe também uma maior imunidade ao vírus da heresia. O nosso maior exemplo são os crentes de Beréia. A Bíblia nos diz que quando estes recebiam a pregação do evangelho, examinavam as Escrituras com avidez para se certificarem que tudo era realmente como Paulo e Silas pregavam(At 17.10-13).
Conheça o seu mapa, sua bússola, seu tesouro maior e assim seu coração será guardado na verdade de Cristo. Tudo isso digo em amor, como pastor, “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.”(Ef 4.14)
No amor de Cristo,

Pr. Talles Araújo

7 comentários:

paulo ravagnani disse...

Talles, o amado do Senhor, parabéns pelo blog, espero que este seja um grande canal de bênçãos para todo o povo de Deus, a começar por este tema, tão necessário e urgente.

Eu acredito que muita gente está sendo enganada pelos modismos evangélicos do momento, com a repetição de fórmulas antigas que com muito custo a reforma protestante consegui desnudar.

Tem muita gente buscando só as "bençãos" de Deus, e não procuram conhecer melhor o Deus de todas as bençãos, através de sua palavra.

Acaba sendo um terreno fértil para todo tipo de lobo devorador e alguns incautos transeuntes.

Realmente é preciso não se contentar com horizontes restritos, é preciso contestar a verdade aparente e não se acomodar com o conhecimento superficial.

Deus continue te abençoando em seu ministério e a levantar mais essa bandeira!

Paulo Ravagnani

Unknown disse...

pastor talles, Deus abençoe grandemente a sua vida e da sua família. Saiba que quando vc ora antes da pregação pra Deus te usar, pode ter certeza, ELE te usa mesmo. Sempre oramos aqui em casa por vc, temos muitos testemunhos pra contar através da sua vida que Deus usou pra falar aos nossos corações. Vc é realmente uma BENÇÃO.

Unknown disse...

Pastor Talles, recebi um e-mail hoje me alertando sobre não comprar produtos da marcaProcter & Gamble(uma das maiores marcas hoje)dizendo que o dono da empresa teria dito num programa famoso nos EUA que ele financia uma Igreja Satânica. Será mesmo que se a gente não comprar, desse modo a gente prejudicaria o projeto satânico dele? Acredito que por meio de uma pregação que ouvi de vc que a gente não tem que ser caçador de demônios.E também acredito que a partir do momento que chega algum produto desse tipo em nossa casa , já está quebrada qualquer má intenção não é? mas de qualquer maneira gostaria de ouvir o que vc tem pra me dizer sobre isso. Um abraço.(coloquei o e-mail da minha filha porque não tenho orkut.) maria rosa

Anônimo disse...

Shalom Adonai! Boa noite Talles, Almira e as crianças!!!!! Espero que tudo esteja bem com vcs. Hoje ouvi o cd da pregação do dia 18/05/08, e que saudades de vcs. Bem o Marcos deve ter avisado à vcs que no último culto eu não estava presente porque nasceu meu bebezinho - Juliano. O Senhor é um Deus que está sempre ao nosso lado, pq o bebê nasceu muito antes do previsto(Salmo 127 e 147).Posso afirma que tenho experimentado a verdade destes dois Salmos em minha vida. Um abraço para todos e orem por nós.

Unknown disse...

Amado Pastor saudades de vc e de suas aulas abençoadas ni SETEPEB este ano é a nossa formatura. Deus te abençoe pela ministraçao que fez na minha vida na biblioteca do seminario. estou caminhando firme Deus te abençoe em Cristo seu irmao. João Venancio.

Anderson MOraes disse...

Tales aqui é o Pastor Anderson Genro do Pastor Pedro de Leme
Liga pra mim
(19) 3407-5749 sobre um jovem que está indo para ai, e indiquei seu igreja para frequenter, ele se chama Caio Aranha Gamarra, guitarista consagrado ao Senhor

Jussara Gomes disse...

Gostaria de compartilhar toda está fé,estou iniciando e pedindo a nosso querido pai que faça uma transformação no meu coração,pois td caiu sobre a minha cabeça,mas sei que o caminho é este,que DEUS ilumine vc,pois vc é um exemplo para todos que creem.