quinta-feira, 26 de julho de 2007

Creio! Descrendo...

Sou cristão, meu habitat natural é a fé, e como pastor, estou envolvido diariamente com assuntos ligados ao “crer” e o “acreditar”. A essência da minha vida é crer em Jesus como meu Senhor e Salvador, mas vivo uma crise de fé. Acredito em algumas coisas, descrendo em outras, que estão para mim desvencilhadas até que algo aconteça – milagres – ou então, até que nosso povo cristão tome posição.
Sou um homem de fé e da Fé, mas perdi a fé em algumas coisas:

Creio em profecias, mas não creio em muitos “profetas”.
Creio na pregação, mas descreio das intenções de alguns pregadores.
Creio na Bíblia, mas estou preocupado com os rumos da teologia.
Creio no treinamento dos pastores, mas duvido da eficácia da maioria dos seminários.
Creio no poder do Espírito, mas desacredito dos “moveres” emocionais e fantásticos.
Creio na bela tradição judaica, mas não agüento mais ouvir falar de Shofar, Arca e Candelabro.
Creio que o Brasil pode ser alcançado pelo Senhor Jesus, mas já não consigo acreditar nas motivações dos evangélicos brasileiros.
Creio no poder influenciador do povo de Deus, mas não gosto da ética dos políticos “evangélicos”.
Creio na Unidade do Corpo de Cristo, mas abomino a política eclesiástica.
Creio no louvor e na Adoração, mas não consigo ouvir algumas músicas ditas “evangélicas”.
Creio nos quatro seres viventes que estão na sala do trono, mas creio que eles devem ficar lá.
Acredito na Igreja, mas estou triste com as denominações.
Acredito na obra missionária, mas não entendo missionários sem chamado e sem visão.
Teimo em acreditar no crescimento da Igreja, mas desacredito em modelos pré-fabricados.
Acredito na Fé, mas tenho nojo do comércio desta.
Creio, descrendo...


Não entendo porque os cristãos insistem em desprezar a crise que vivemos. Parece que alguns simplesmente desligaram a sua capacidade crítica. Tenho uma proposta: Vamos voltar, e olhar os fundamentos, a base, o alicerce. Talvez precisemos demolir algumas coisas e reconstruir outras. Alguém colocou o prumo errado e a parede subiu torta. Não é feio admitir o desvio, triste é insistir no erro por orgulho, vaidade e teimosia.
Quero que fique claro que não creio que todos estão errados, pois sempre existirão os sete mil, como aconteceu com Elias(I Rs 19.18). Existe gente séria, com fé equilibrada, e uma ética santa, e que com certeza não faz tanto barulho na terra, mas que inferniza o inferno e alegra o céu. Quero andar com eles.
Em minha crise de crença e descrença, posso dizer que acima de tudo isso, creio em Deus soberano sobre tudo e em Cristo como o Senhor da Igreja e que seus planos não podem ser frustrados (Jó 42.2); e assim, e só assim, acalmo minha alma.
Pr. Talles Araújo.

25 comentários:

Marcos Nava disse...

Pois é Talles, condordo com você e faço um plágio de uma música que gosto muito...

O que falta para muitas pessoas é "amar Tua face mais que Tuas mãos, Senhor. Quero estar em Ti..."

Anônimo disse...

Análise percuciente, inteligente e realista dos rumos que as igrejas evangélicas vêm tomando nos dias atuais. Importante frisar que muitas delas brotam aos borbotões nos bairros pobres da periferia, cujos dirigentes estão mais preocupados em engordar a conta bancária do que salvar almas.
Concordo plenamente. Parabéns.

Anônimo disse...

Hi pastor Talles

I felt like it many times, I believe that just God can change our heart ant like it we would be a good impact in this world.

I pray to the Lord to change me and to encourage to change other.
i agre with you, good job!
God bless
Ivoneia - Florida - USA

Anônimo disse...

Hi Talles,

Infelizmente concordo com voce 100%. Digo infelizmente, porque seria melhor crer, crendo nao e? Se nao existissem tantos descalabros no nosso meio.
Mas temos que continuar nossa jornada crista olhando para o autor e consumador da nossa fe - JESUS.
Um grande abraco.

Anônimo disse...

Oi Talles.. vc conseguiu expressar o sentimento da maioria dos fiéis, porém Deus mostra o seu poder ao enviar um pastor como você, honesto em suas atitudes e palavras, capaz de fazer uma pregacao contagiante e verdadeira que toca a alma das pessoas, resgatando assim a crenca de muitos. I wish God could send us more people like you.. God bless you!!

Maisa

Anônimo disse...

...o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses...Oseias 3.1

Por essa razão me ajoelho diante do Pai. Efésios 3.15

Ainda existe um remanescente que pode profetizar sobre este vale...

Que bom conhecer voce, um deles!

Irineu Ferreira junior disse...

Talles,
Creio no trigo, mas também creio no joio...
Senhor, tenha misericórdia de nós e nos fortaleça para que continuemos trigo.
Pai, tenha misericórdia...

Anônimo disse...

A verdade sempre tem que ser dita, não importa as consequencias. Voce foi feliz nas colocações. Crer é um exercício de fé nas coisas que não se vê mas se sente.
Infelizmente no meio evangélico há trigo e joio, devemos ter, em Cristo, o discernimento para separar o que vem de Deus.
Cardoso

Unknown disse...

Estou com vc e não abro!!!! E quero acrescentar que também não creio na "fé cega". Em que muitos "cristão" estão envolvidos.
Abraços
Eliandro - São Carlos

Anônimo disse...

Acredito que muitos (talvez a maioria) na congregacao acredita nas mesmas coisas. Acredito que voce tem problemas com a cristianismo institucional. Acredito que devemos ignorar ignorancia e amar o povo como Jesus nos ama...devemos falar a verdade no mundo em que nos vivemos...devemos falar a boas novas aos captivos e quebrantados...devemos mostrar o amor de Jesus dentro de nossas familias e nossa vizinhanca. Mais do que isto e desnecessario. O! Devemos amar nosso Pai no ceu com todo nosso coracao, mente, e ser. Deixa preocupacoes por Deus cuidar...preocupacoes de institutionalismo, quer dizer. Sou um ex-missionario que nao mora mais no brasil mas continua na missao que Deus tem para mim nas escolas publicas do meu pais. Oro que brasileiros toma a tocha que deixei por tras para levar boas novas as criancas e adolescentes na situacao da rua nas grandes cidades do Brasil...especialmente em Sampa.

Anônimo disse...

Isso aí não tem nem comentário... crer descrendo de certo passa bem longe daquilo que Deus sonhou para sua igreja... mas insistimos em desviar o caminho. Sinto-me envergonhada de dizer-me "evangélica"; não me envergonho do Evangelho, mas no que os ditos "cristãos" o tranformaram... leia este texto de muita sabedoria escrito pelo Pr. Ricardo Godim, pode ser encontrado nesse endereço: http://gitox.zip.net/
sou Grata a Deus por ter um líder como você!

Amanda Lucena disse...

acho q se você ler nesse endereço fica mais fácil:

http://ninguagem.blogspot.com/

Anônimo disse...

Talles, você sabe que sou evangélico a pouco tempo você sabe muito bem isso, e estava pensando a mesma coisa, o comércio com as coisas de Cristo é terrível, a falta de caráter de alguns líderes e "shows evangélicos" que algumas denominações lideram é apostasia pura, sem contar aquele negócio do G12 que inventaram, e a implantação clarissima de elementos do espiritismo e de religiões afro em diversas denominações, unções estranhas aparecendo.
Meu irmão o que será da Noiva do Cordeiro?

Anônimo disse...

Oi Talles, comungo com você nessa descrença. Acho que já conversamos sobre isso quando te disse que "dá vontade de desistir da 'instituição' igreja".

Minha Angústia é tão semelhante a tua que já escrevi um artigo bem parecido com o teu. Gondim também o fez.

A igreja, ao invés de cumprir seu papel de semear a unidade e diminuir a distância entre o homem e Deus, age justamente na contra-mão da via.

Deus continue de abençoando!

Um abraço,
LIU.

Anônimo disse...

Oi Talles, concordo plenamente com vc. Fico feliz encontrando em outros um sentimento de preocupação com a "igreja" atual. A algum tempo a ela deixou de ser um organismo pulsante de vida, para se tornar uma organização fria e mecânica. Uma instituição que pode ter o mesmo fim da Igreja Católica do séc XVI, perder sua vocação redentora para outro povo que produza frutos dignos. Que Deus tenha misericórdia!

Anônimo disse...

o amor de muitos se esfriaria...
acho q temos vivido esse tempo ja, é triste ver o comercio q se tornou a "fé", o ser humano em sua natureza mesquinha e corrupta tem mostrado quem é. do pó veio o homem e ao pó vai voltar... grande abraço meu pastor!

Jonas disse...

Olá homem de Deus, esta mensagem que você postou certamente foi direcionada pelo Espírito Santo de Deus. Te conhecendo e sabendo de sua formação fico na esperança de que outros líderes entendam a importância do que foi exposto aqui.
É preciso sim rever conceitos, voltar ao sentido puro dos ensinamentos de Jesus e deixar de lado tanta religiosidade.
Que o Senhor continue lhe abençoando e que outros possam assumir esta mesma postura.
Um abraço fraterno em Cristo Jesus!

Jonas - Itamonte MG

Unknown disse...

Os profetas não podem calar,seus opositores na verdade são adubo para que seus atos,palavras e atitudes produzam abundantemente todo o propósito de Deus.
Talles está agindo assim... ainda que muitos possam se ofender com suas palavras a verdade não pode ser detida. Como disse Emilé Zolla: "A verdade está em marcha e nada pode dete-lá." Não direi parabéns Pr. Talles! este ofício é para os bajuladores, mas direi: continue Pr. Talles! estaremos na retaguarda orando por tua vida!
Obrigado por esta mensagem que me faz reavaliar minhas palavras e praxis.

paulo ravagnani disse...

Concordo plenamente. A história parece cíclica, o trio dinheiro, poder e fama voltam a ser o anseio de muitos líderes ditos evangélicos, travestidos de imponente espiritualidade; agora, por outro lado, tem muita gente sem desconfiômetro e aquelas que buscam “mudança de vida”, da pindura para a fortuna fácil, diferente do chamado ao arrependimento pregado pelo nazareno, essa mudança, não parece atrair muita gente não.
Precisamos reavaliar sempre, o que temos feito pela obra?

Unknown disse...

Olá Talles, gostei muito de seu artigo. Concordo contigo, se bem que eu já não cria em muita coisa que você refere já faz um tempão. Graças a Deus não perdi a fé em Jesus Cristo meu único e suficiente Salvador. Ele me basta. Abração.

Anônimo disse...

Pastor Talles, vc conseguiu descrever exatamente tudo que estou sentindo.

Anônimo disse...

Oi Pr Talles
Gostei muito deste texto expressa tb meu pensamento, como também estou gostando muito das suas últimas mensagens de exortação a igreja são mensagens duras, mas de grande valor para o crescimento espiritual de nossa igreja

clenésio

Isabela Pizani disse...

Igrejas desconectadas do evangelho, onde qualquer coisa e qualquer pessoa é o centro, menos Cristo.
Um cristão é um amante de Cristo e da sua cruz.Qualquer coisa fora disso não é verdadeiro.

VISITEM: www.isabelapizani.blogspot.com

Unknown disse...

Olá pastor amado!!!!

Que texto marcante e "pensante"....
concordo em genero, número e grau.

Grande abraço

D.

Unknown disse...

Boa reflexão! Que Deus continue te abençoando ricamente!