sexta-feira, 29 de junho de 2007

A cruz e a firmeza.


“Ó tu que destróis o santuário e em três dias o reedificas! Salva-te a ti mesmo, se és filho de Deus, e desce da cruz!...Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele.”
Mateus 27:42

Fico pensando no que aconteceria se ele tivesse aceitado este desafio. Como seria se ele resolvesse capitular, simplesmente desistir? O momento era crucial, muita dor, muito sofrimento, abandono por parte dos amigos e discípulos, e agora os seres por quem ele está morrendo o desfiam a descer da cruz e “provar” que era realmente o Cristo.
Eu aprendo basicamente duas coisas com tudo isso. Em primeiro lugar que Jesus sabia quem ele era, e por isso não sentia a necessidade ou sofria o desconforto de sempre tentar provar para os outros quem ele realmente era. Em seu coração ele estava perfeitamente convicto ser o Filho de Deus, e pronto! Por esse motivo a tentação não o fez desistir.
Em segundo lugar esta história me ensina que se não houver firmeza, o trabalho de uma vida inteira pode ser destruído no momento da dor. Desde que Jesus deixou a sua glória, trinta e três anos haviam se passado, muitas histórias e fatos recheavam a vida terrena do Senhor. Mas agora ele estava diante de seu maior desafio, e se nesse momento ele não fosse firme, tudo teria sido em vão. Ele responde não somente às pessoas que lhe lançam em rosto o desafio, mas também a todas as hostes demoníacas que cercam a cruz para ver o momento de maior vergonha da história. Ele possuía um objetivo: nos Salvar! Ele estava firme, nada poderia tirá-lo dali.
Então ao aplicarmos esses ensinamentos a nossa vida devemos pensar que, aquele que anda com Deus precisa ser uma pessoa bem resolvida. Em outras palavras, precisa saber quem é, sem ter a necessidade de a cada nova situação difícil, tentar convencer os outros de sua fé. Eu sei quem eu fui, e hoje em quem eu me tornei por causa de Jesus. Sou o Amado do Senhor(Dt 33.12), e uma situação momentânea não pode determinar ou mudar quem eu realmente sou.
A outra aplicação é que a firmeza de propósito faz a diferença entre aquele que sempre é a vítima das situações e aquele que aprendeu a reinar em vida com Jesus Cristo(Rm 5.17). O cristão precisa ter em mente exatamente o seu propósito diante da cada nova situação. Caso contrário ele sucumbirá sem conseguir se quer determinar o que o atingiu. Quando o crente possui a firmeza de pensamento ele experimentará a paz mesmo em tempo de luta, com nos diz Isaías: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”(Is26.3).
Que nestes dias maus não nos esqueçamos daquele que por nós suportou tamanho sofrimento, e sem deixar o seu firme propósito, nos conquistou a salvação. Deus te abençoe.
Pr. Talles Araújo

Um comentário:

Lívia disse...

Talles, seu texto veio ao encontro de algo que tem permeado meus pensamentos. Em um mundo agitado, que cria cada dia uma nova necessidade, eu me pego - muitas vezes - sofrendo por priorizar coisas erradas. Tem sido meu desafio diário lembrar da minha cristo-suficiência, aprender a depender de DEUS e focar minhas energias no motivo pelo qual estou aqui. Seu texto me ajudou muito. Obrigada, abraços Lívia andrade